| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Thraupidae |
| Cabanis, 1847 | |
| Subfamília: | Tachyphoninae |
| Bonaparte, 1853 | |
| Espécie: | E. penicillata |
A pipira-da-taoca é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
Seu nome científico significa: de lanio = referente ao gênero Lanius (Linnaeus, 1758), nome para designar aves comumente chamadas de picanço; e do (latim) peniculus, penicillatus = escova, cerdas, com escova, com cerdas. ⇒ Picanço com cerdas.
Obs: Tratada por alguns autores como Eucometis penicillata.
Mede entre 16 e 17 centímetros de comprimento e pesa entre 22,5 e 35 gramas. Pode lembrar uma fêmea de Lanio luctuosus, mas tem píleo amarelo. Oliva por cima, cabeça cinza-clara com crista arrepiada, bico róseo; garganta pardacenta, partes inferiores amarelas. Arrepia o topete quando canta e costuma manter a cauda entreaberta. O canto é uma sequência apressada e variada de notas agudas e abruptas.
Possui sete subespécies reconhecidas:
(Clements checklist, 2014).
Segue correições de formigas. Vive aos pares ou em pequenos grupos caçando frutos e insetos.
Hábitos reprodutivos…
Espécie típica de sub-bosques, fica sempre na vegetação, a baixa altura, e quase nunca sai para lugares abertos. Ativa e irrequieta, ergue a crista quando está nervosa ou agitada. Vista em casal, que às vezes se junta a bandos mistos. Habita cerrados, cerradões, mangues, matas de galeria e matas secas na Amazônia, no Centro-Oeste e no Sudeste (São Paulo).
Presente no Brasil nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e trechos de Minas Gerais, São Paulo e Paraná além de outros países da América do Sul: Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai.
Consulta bibliográfica sobre as subespécies: